Preciso cancelar ou alterar minha viagem pela empresa. Quais são as condições?

Estamos diante de uma das maiores crises dos últimos anos. É o lado difícil das situações difíceis. Mas nós estamos aqui.

É um momento muito triste para todo o nosso time, pois somos apaixonados por fazer com que as viagens a trabalho sejam mais simples para todos e sabemos na pele que o cancelamento ou adiamento de uma viagem a trabalho pode significar não fechar um negócio tão esperado ou mesmo não participar de um evento importante para o seu setor de atuação e que isso pode atrapalhar todo o seu planejamento para o ano. 

Temos, assim como vocês, acompanhado apreensivamente  as notícias durante os últimos dias na expectativa de que nos deparemos com pequenos sinais de melhora. Tanto na contenção do avanço do vírus em nosso país como também em locais em situação mais crítica. É recomendado que todos viajantes escolham por adiar ou mesmo cancelar suas viagens a trabalho diante dos recentes acontecimentos e da disseminação do vírus em todo o mundo. 

Estamos diante de uma conjuntura que exige responsabilidade por parte de Governos, entidades, associações e empresas. Por isso, resolvemos escrever este artigo para auxiliar não só os nossos viajantes, mas também todos os viajantes a trabalho que precisem de alguma ajuda para saber como lidar com a situação e para tentar esclarecer alguns pontos a respeito de cancelamentos e alterações de viagens. São tempos difíceis para todos. 

Antes de entrarmos nos detalhes, deixamos alguns links com conteúdos importantes sobre a situação do vírus ao redor do planeta e  também com dicas sobre prevenção e sintomas. Vale lembrar que esta publicação será atualizada conforme necessário. 

Não posso cancelar minha viagem. Como me protejo?

Embora muitas rotas estejam sendo canceladas, fronteiras fechadas e seja altamente recomendável cancelar ou adiar suas viagens, se ainda assim o deslocamento for extremamente necessário há algumas dicas de prevenção e cuidado que os viajantes devem seguir: lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar contato das mãos na região da face sem que estejam higienizadas, proteja boca e nariz ao espirrar, evite aglomerações e ambientes fechados, evite viajar com febre, informe a tripulação do seu voo caso você passe mal durante o trajeto e ao desembarcar informe também origem da sua viagem.

Quero cancelar ou adiar minha viagem. Como devo proceder? 

Azul, Latam e Gol decidiram flexibilizar suas políticas para alteração ou cancelamento de passagens aéreas nacionais e internacionais. Cada uma das empresas está com políticas diferentes que podem ser aplicáveis ou não a cada caso a depender de algumas condições como data e/ou rota das passagens. Também é importante lembrar que as cias aéreas divulgaram as flexibilizações no último final de semana e que as novas regras não se aplicam a pedidos de cancelamentos anteriores.

Azul

Nacionais

Clientes com voos nacionais operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo. No caso de alterações, o viajante poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração porém sujeito à diferença tarifária se houver desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. Caso opte por cancelar, não há custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras. A validade do crédito é de 1 ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado e o valor é pessoal e intransferível.  

Internacionais

Clientes com voos internacionais com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. O viajante poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. Para cancelamentos, custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras. A validade do crédito é de 1 ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado e o valor é pessoal e intransferível.

Latam

Para passagens compradas antes de 13/03/2020, clientes com passagens nacionais entre 13/03/2020 e 15/04/2020 não pagarão por taxa de alteração e a alteração pode ser realizada até o mesmo dia da data de partida do primeiro trecho da passagem em caso de uma ida e volta. Dois pontos importantes, é possível remarcar o novo voo até 31/12/2020 e é permitida uma alteração de data do voo e/ou destino. 

Para passagens compradas entre 13/03/2020 e 31/03/2020 será possível realizar alterações sem que sejam cobradas as multas tanto para passagens nacionais como internacionais. Porém, há alguns pontos importantes a se mencionar: a alteração obrigatoriamente precisa ser realizada até 5 dias antes da data de partida do primeiro trecho da viagem, não é necessário informar a alteração de data e/ou destino no momento da alteração, diferenças tarifárias continuam valendo mesmo com a isenção de taxas de alteração, respeitado o prazo de 5 dias de antecedência o viajante pode optar pelo cancelamento e pela disponibilização do crédito para utilização em uma nova viagem até 31/12/2020. No caso de cancelamento e opção por uma nova passagem, serão cobradas diferenças tarifárias no momento de reserva do novo voo. 

Gol

Tanto para viagens nacionais como internacionais há flexibilidade de cancelamentos e remarcações. Caso sua reserva seja até o dia 14/05/2020 você poderá cancelar sem custo de cancelamento e manter o valor em crédito para futuros voos, remarcar a viagem para até 330 dias a contar da data da compra ou pedir o reembolso da reserva sem taxa de cancelamento. Caso opte por solicitar o cancelamento o crédito é impessoal e intransferível e ficará disponível por até um ano a seguir da data da compra. Se a opção for por remarcar a viagem, não será cobrada taxa de remarcação, apenas diferença tarifária caso haja. Por fim, se solicitado o reembolso não haverá cobrança da taxa de cancelamento, mas haverá cobrança de taxa de reembolso de acordo com a regra da família tarifária adquirida pelo cliente. 

No caso de cias aéreas internacionais, cada uma tem se posicionado durante os últimos dias com diferentes flexibilizações nas regras de cancelamento e alteração. Aconselhamos que você entre no site da cia aérea para buscar mais informações. Neste momento, priorizamos as cias aéreas nacionais de maior expressividade e vamos tentar atualizar assim que possível o quadro com mais cias aéreas neste artigo. 

Sou um viajante Smartrips. O que faço? 

Se você é um viajante Smartrips, entre em contato com o nosso time pelos canais de atendimento com o seu ID de viagem em mãos e solicite o cancelamento ou alteração. Nossos especialistas vão te ajudar em poucos minutos a resolver o problema e sua plataforma ficará atualizada com todo o controle da sua utilização de créditos. Seu gestor terá visibilidade em tempo real dos cancelamentos e condições de cada caso dentro da nossa área de relatórios. 

Temos tido um volume alto de solicitações de cancelamento e alterações, mas estamos com processos automáticos para garantir um atendimento rápido e fácil. Conte também com o nosso atendimento para o cancelamento de reservas de hotelaria.

E depois, como faço para usar meu crédito? 

Fique tranquilo, pois utilizar seu crédito é bem fácil. Nossa tecnologia entende automaticamente que você tem créditos disponíveis que podem ser aplicados na nova oferta selecionada e já sugere a utilização dos créditos para pagamento da viagem. Você não precisa entrar em contato com o nosso time ou mesmo com a cia aérea.  É só fazer o checkout e seguir para a nova viagem. 

Desejamos que a situação se normalize o mais rapidamente possível e contem com a Smartrips.